Diabetes tem cura ? Vejamos aqui o que realmente acontece hoje!

É comum que as pessoas tenham dúvida se a Diabetes tem cura, principalmente aquelas que foram diagnosticadas com essa doença a pouco tempo.

Acontece também que os casos de diabetes tem crescido muito no Brasil e esse crescimento tem causado muita preocupação nos especialistas sobre esse assunto, de maneira que a doença já é considera uma epidemia.

Números que só crescem no país

diabetes-tem-cura-dr-rochaNos últimos cinco anos, o país registrou uma média de 2,5 mil internações causadas pela diabetes, levando em consideração tanto o tipo 1, quanto o tipo 2.

Somente o tipo 2 já consegue representar pelo menos 90% de todos os casos da doença. De acordo com a SBDSociedade Brasileira de Diabetes, o tipo 2 é o único que pode ser de fato prevenido.

Nesse artigo nós vamos trazer todas as informações importantes sobre se a Diabetes tem cura ou não, por isso confira tudo o que foi desenvolvido especialmente para você leitor (a). Vale a pena acompanhar esse conteúdo e ampliar os seus conhecidos!

Diabetes tem cura? Descubra isso agora mesmo

A resposta da medicina tradicional é bem clara: a diabetes não tem cura, porém é totalmente possível conviver com essa doença e até mesmo reverter completamente os seus sintomas.

Infelizmente a realidade do nosso país é um pouco diferente, pois é fácil notar como os portadores dessa doença ficam cada vez mais vulneráveis a uma série de complicações. Para conseguir evitar esse grande problema, é fundamental que exista um tratamento para manter a diabetes totalmente controlada.

É mais comum que a diabetes tipo 2 aparece em adultos obesos, sedentários ou também aqueles que possuem a doença em seu histórico familiar. É fundamental manter hábitos saudáveis, uma boa alimentação e ainda praticar exercícios físicos de maneira regular, pois poderá ajudar a deixar a diabetes longe da sua vida.

Após o diagnóstico, o que fazer?

diabetes tem curaUma vez que a diabetes for diagnosticada em uma pessoa, será necessário fazer o controle dos níveis de açúcar pelo resto da vida, pois as suas complicações são realmente muito sérias, como por exemplo: amputação de membros, infarto, cegueira parcial e etc.

Totalmente ao contrário da diabetes tipo 2, a tipo 1 não possível nenhum meio de prevenção e também não é reversível, porém é pode-se conseguir uma redução interessante através do uso de medicamentos para o tratamento da mesma.

A diabetes é uma doença autoimune, ela só existe porque as células do nosso pâncreas que são as responsáveis pela produção da insulina, são reconhecidas como um corpo estranho pelas nossas células de defesa e acabam sendo completamente destruídas.

Já no caso da diabetes tipo 2, não existe a destruição dessas células, elas chegam na falência por exaustão. Em razão do tipo 1 destruir as células, é fundamental que o paciente procure ajuda médica o mais rápido possível, pois será necessário fazer a reposição desses hormônios o quanto antes.

Mas e no caso da pré-diabetes

Você já deve ter entendido que a diabetes não tem cura, nem o tipo 1 e nem o tipo 2, mas e quanto a pré-diabetes, será que existe algo que possa ser feito para mudar esse quadro?

Para quem não sabe, a pré-diabetes é na verdade uma condição onde a taxa de açúcar no sangue fica acima dos seus níveis normais, mas não a ponto de ser considerada uma doença. As pessoas que se apresentam com pré-diabetes podem conseguir evitar a diabetes através do controle da glicemia.

A pré-diabetes deve ser entendida como um sinal muito sério de que a sua saúde está dando um alerta, mas felizmente é uma situação totalmente reversível, desde que tratada de maneira rápida e eficiente.

O maior problema das pessoas que possuem pré-diabetes é que a grande maioria não dá muita importância para essa condição, o que acaba contribuindo completamente para que continue aumentando o número de pessoas que sofrem dessa doença.

Diretrizes para tratar a doença

Vamos ressaltar mais uma vez: diabetes não tem cura, mas dependendo do seu tipo, pode ser revertida, amenizada ou prevenida. A sua atenção deve redobrar ainda mais se na sua família existe o histórico do surgimento dessa doença, pois você poderá ser afetado também. Cuidado!

Sempre mantenha uma alimentação saudável e tente consumir o mínimo de alimentos ricos em açúcares. Não se esqueça de que também será fundamental encaixar no seu dia, alguns minutos para a pratica de exercícios físicos.

Além de tudo o que já foi citado acima, existe uma maneira muito simples de cuidar da sua saúde: frequente o médico periodicamente e faça os exames necessários para diagnosticar ou não o aparecimento de diabetes no seu organismo.

Diabetes tem cura: alguns comentários finais acerca do assunto

Não fique sofrendo com a dúvida se você possui essa doença, procure um médico o quanto antes, pois ele é o profissional que poderá ajudar você verdadeiramente.

Agora que você já solucionou a dúvida se diabetes tem cura ou não, tome todos os cuidados necessários para viver uma vida com mais saúde!

Se você gostou do conteúdo exposto nesse artigo, aproveite e faça a leitura dos Sintomas de Diabetes clicando aqui.

Veja o vídeo da entrevista que o DR Rocha deu ao Domingo espetacular sobre o seu método Diabetes Controlada

⚠ Fizemos um artigo completo, explicando como funciona o tratamento e como adquiri-lo.       Veja o artigo completo Clicando Aqui
Diabetes tem cura ? Vejamos aqui o que realmente acontece hoje!
Avalie esse post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!