Sintomas de Diabetes – Entenda quais são para cada tipo!

sintomas de diabetes tipo 1Os sintomas de diabetes merecem muita atenção, pois qualquer fator diferente que você sentir pode indicar o aparecimento da doença e é fundamental manter os olhos sempre abertos quando o assunto em questão é diabetes.

A diabetes mellitus é uma doença causada pelo excesso de glicose no sangue, sendo que a mesma pode ser dividida em dois tipos: tipo 1, que é normalmente adquirida pelo caráter genético e a tipo 2, que pode ser adquirida ao longo da vida, em razão de sedentarismo e maus hábitos de alimentação.

É normal que cada vez mais as pessoas busquem saber quais são os sintomas, já que essa doença tem vivido um grande crescimento em nosso país nos últimos anos, tornando essa situação muito preocupante.

O nosso corpo sempre dá sinais de algo que não está muito legal, por isso é fundamental ficar atento a qualquer sintoma que você conhecerá em breve.

Nesse artigo nós vamos trazer para você leitor os principais sintomas de diabetes, para que assim seja possível tomar todos os cuidados necessário para começar a notar se essa doença pode estar ou não presente no seu corpo.

Os sintomas de cada tipo de diabetes!

Como a diabete é divididas em tipos, os seus sintomas (mesmo sendo muito parecidos) precisam ser divididos também.

Confira a seguir os principais sintomas de diabetes:

  • Sintomas Tipo 1

Um dos sintomas Tipo 1 que acaba perseguindo as pessoas que foram diagnosticadas com essa doença é a vontade de urinar várias vezes durante o dia.

Se você está sentindo vontade de ir ao banheiro mais vezes do que o normal e sem nenhuma grande explicação, pode ser um grande sinal que está existindo algumas alterações nas taxas de açúcar. Fique atento em relação a fome e sede constante!

Um outro sintoma da diabetes tipo 1 é o emagrecimento rápido, principalmente quando a pessoa em questão tem fome a todo instante e se alimenta bem.

Alterações no humor, fadiga, fraqueza, nervosismo também podem ser grandes sinais de que algo não está indo muito bem com o seu corpo.

O estômago também é uma parte muito afetada no caso de diabetes, de maneira que é possível sentir náuseas e vômitos, sem nenhum tipo de explicação.

Os sintomas da diabetes tipo 1 aparecem sempre rápido demais, por isso você vai notar que está acontecendo algo de errado com o seu corpo.

Importante…

É fundamental ficar atento também em relação a cetoacidose diabética, que é uma complicação da diabetes tipo 1 em estágio mais avançado. Na cetoacidose, as células não recebem energia suficiente e por isso começam queimas gordura. Acontece que a energia obtida através da gordura não é suficiente também e gera muitos ácidos.

Um dos sintomas da cetoacidose diabética é cetonas na urina, hálito frutado, vômitos, dor abdominal, dificuldade respiratória e confusão mental. Qualquer mínimo sinal que leve você a suspeitar da cetoacidose, já é o suficiente para procurar um médico, pois a mesma pode levar ao coma e até mesmo para a morte.

  • Sintomas da Tipo 2

Os sintomas da diabetes tipo 2 são normalmente: infecções constantes de rins, pele e bexiga. Se o quadro de infecção continuar repetindo, é muito importante que você tenha a preocupação de investigar a fundo se a grande causadora não seria a diabetes.

Durante os sintomas da doença, é muito comum que ocorra o surgimento da candidíase, tanto na mulher, quanto no homem. Para quem não sabe, a candidíase é uma infecção provocada pelo fungo Candida Albicans, que geralmente aparece na vagina, pênis, boca ou até mesmo na língua.

Um outra condição que merece destaque é a acantose nigricans, que é uma doença capaz de provocar manchas na pele e deixa-la mais espessa e com aspecto rugosa. Normalmente aparece nas axilas, virilhas e no pescoço.

Também é possível notar o aparecimento de furúnculos e feridas que demoram demais para cicatrizar. A visão poderá ficar embaçada, o que é extremamente fácil de notar.

A ocorrência de formigamento nos pés também pode ser um grande sinal de diabetes. Além disso, assim como na diabetes tipo 1, é possível notar: boca seca e sede frequente, vontade de urinar o tempo todo, tontura e etc.

Os sintomas da diabetes tipo 2, normalmente aparecem de maneira gradativa. Se você notar qualquer fator que já foi citado acima, por mais mínimo que seja, procure um médico o quanto antes.

Quanto mais cedo foi diagnosticado a diabetes, melhor para você e para toda a sua saúde.

“Veja esse vídeo do Dr Rocha falando sobre o assunto também, muito esclarecedor”

⚠ ATENÇÃO!
Um tratamento com base em alimentação tem dado resultados extremos há muitos portadores de diabetes, para informa-los melhor, fizemos um artigo.                                                ➡ Conheça o tratamento clicando aqui!

Comentários finais acerca do assunto

Agora que você já conhece os sintomas de diabetes, não fique mais sofrendo com a dúvida de ter ou não essa doença. Faça os exames necessários e saiba que se você for diagnosticado com diabetes, é possível ter uma vida completamente normal se os cuidados adequados forem devidamente tomados.

Se você gostou do que foi exposto nesse artigo, aproveite para ler também sobre Hipoglicemia clicando aqui.

 

Sintomas de Diabetes – Entenda quais são para cada tipo!
Avalie esse post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!