Diabetes Mellitus

Muitas pessoas sofrem de Diabetes Mellitus, que para quem não sabe é uma doença onde existe o aumento de açúcar no sangue e além disso também é uma grande causadora da alteração do metabolismo do açúcar, das proteínas e da gordura.

Normalmente existe a manifestação da diabete quando o corpo não consegue produzir a quantidade necessária de insulina para que os níveis de açúcar do corpo se mantenham dentro do padrão considerado ideal.

2 tipos principais que existem

diabetes-mellitus-tipo-2Existem dois tipos de Diabetes Mellitus: tipo I e a tipo II. É uma doença que precisa receber muita atenção, pois pode gerar uma série de fatores negativos para as pessoas que sofrem desse mal.

Nesse artigo nós vamos trazer para você leitor (a), todas as informações mais importantes sobre a Diabetes Mellitus. Com certeza todo o conteúdo será muito interessante para ampliar os seus conhecimentos sobre esse assunto. Confira!

Diabetes Mellitus: tudo o que você realmente precisa saber sobre esse assunto tão importante

A Diabetes é uma doença que afeta muitas pessoas no mundo inteiro, mas quando acompanhada e tratada da maneira correta, é totalmente possível viver sem muitos problemas.

Confira a seguir um pouco mais sobre a Diabetes:

  • Tipos de Diabetes

diabetes-mellitus-tipo-1Tipo I: normalmente esse tipo de diabetes atinge apenas 10% das pessoas que possuem essa doença, onde a grande maioria sempre é crianças e/ou adolescentes.

Na diabetes tipo I o pâncreas produz apenas um pouco de insulina ou em alguns outros casos, não produz nada. Acontece que as células betas, que são responsáveis pela insulina, são completamente destruídas e por isso, é necessário fazer o uso diário de insulina através de injeções.

Tipo II: esse tipo de diabetes também pode aparecer em crianças e/ou jovens, mas normalmente é mais comum de ser diagnosticada em pessoas acima dos 30 anos, idosos ou pessoas obesas.

Na diabetes tipo II é uma doença hereditária e por isso pode ser passada de pai para filho.

  • Sintomas

Os sintomas mais comuns e relatos pelas pessoas que possuem a doença, são:

  • grande facilidade para infecções;
  • perda de peso (apenas antes do tratamento do Tipo I);
  • sensação de fome constante;
  • náuseas;
  • concentração de açúcar no sangue;
  • visão embaçada;
  • sonolências;
  • aumento da quantidade de urina.

Atenção: as pessoas que possuem a diabete tipo I, acabam sofrendo com os sintomas de maneira mais rápida do que quando comparadas com as do tipo II.

  • Tratamento

Como você já deve saber, a diabetes é uma doença que precisa de muito cuidado e atenção, de forma que exista um rigoroso controle do açúcar presente no sangue. É fundamental contar com exercícios físicos e uma dieta que realmente esteja adequada com o tipo da doença.

De maneira geral, os diabéticos não devem fazer a ingestão de alimentos doces. Outro fator muito importante que precisa ser ressaltado, é fato de que essas pessoas, muitas vezes, também possuem o colesterol alto e por isso é fundamental controlar o açúcar para abaixar esse outro problema.

Um tratamento que tem dado muito resultado é o Diabetes Controlada do DR. Rocha, que inclusive, apareceu em diversos canais de TV esse ano.  Conheça o tratamento clicando aqui!
  • Prevenção

No que diz respeito a prevenção da Diabetes, a notícia é um pouco negativa, pois não existe nada sobre esse assunto ainda. Infelizmente, pouco se sabe sobre como a diabete tipo I aparece.

É importante lembrar que quando a doença é mal cuidada e não recebe a atenção necessário, é possível que surja muitas complicações, como por exemplo a diminuição da circulação sanguínea que acaba provocando grandes alterações:

  • nos olhos, gerando a perda da visão;
  • no coração, provocando ataque cardíaco;
  • nas pernas, gerando fraqueza;
  • nos rins, tornando necessário a hemodiálise;
  • na pele, provocando úlceras, feriadas e até amputações;
  • nos nervos, gerando paralisia e etc.

Alguns comentários finais acerca desse assunto

diabetes mellitus gestacionalVocê não precisa ficar sofrendo com a dúvida se possui ou não a Diabetes Mellitus, procure um médico e ele poderá pedir todos os exames necessário para diagnosticar ou não a diabetes.

De qualquer forma, é sempre muito valioso deixar claro que a grande maioria das pessoas que possuem a diabetes conseguem viver normalmente, é claro que com algumas restrições alimentares, mas fora isso não existe nenhum tipo de problema muito preocupante.

Como você pode verificar, a Diabetes Mellitus é uma doença realmente muito grave e de fato pode trazer alguns problemas para a saúde de quem sofre desse mal. A boa notícia é que a mesma pode ser tratada e controlada, basta respeitar todas as indicações que foram passadas pelo seu médico.

Se você gostou de conferir o conteúdo exposto nesse artigo, aproveite para também conhecer melhor sobre a Diabetes tipo 1 clicando aqui e fique por dentro desse assunto que pode ser de extrema importância para você.

Diabetes Mellitus
Avalie esse post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!